quinta-feira, 16 de julho de 2009

A vitamina C ajuda a curar a gripe?




Sim! A vitamina C pode sim ajudar a curar a gripe. Apesar de quase todo mundo ter esse conhecimento, normalmente não sabemos exatamente como a vitamina C pode ajudar. Alguns outros falam de imediato "A vitamina vai matar o vírus por acaso?". Nossa vovó está certa quando fala "menino, vá chupar uma laranja ou umas acerolas aí do quintal pra você ficar logo bom!"
Não é que a vitamina C vá matar os vírus da gripe. Na verdade as vitaminas, principalmente a C, assim como outras substâncias como ferro e zinco, são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Outra informação curiosa é que a infecção viral leva a um consumo acentuado de vitaminas, por isso é importante um consumo de alimentos ricos em vitamina C. Uma boa hidratação, beber bastante líquido quando se está com uma virose também é muito importante.

terça-feira, 10 de março de 2009

Alimentos remosos atrapalham na cicatrização?
















Não. Não existe nenhuma referência científica que comprove que camarão, peru, carne de porco, entre outros, atrapalhe na cicatrização ou piore inflamações. Não faz absolutamente sentido algum essa teoria.


O que não deve-se deixar de comer após cirurgias ou outras condições em que precisa-se de uma cicatrização são alimentos ricos em vitamina C. A vitamina C é importante, pois faz parte de um dos processos de formação do colágeno que vai formar a cicatriz. Então recomendo que você coma um camarão frito e uma carninha de peru com suco de laranja ou acerola!

"Em um livro muito conhecido na graduação de medicina, Patologia - Bases Patológicas das Doenças de Robbins e Cotran, no capítulo que fala de cicatrização ele lista e comenta fatores que influenciam na cicatrzação, são eles:
- deficiência de proteína e vitamina C na nutrição;
- condições metabólicas como a qual ocorre na diabetes melito;
- má condição circulatória;
- hormônios como corticóides;
- infecção ativa no local da ferida;
- fatores mecânicos como movimentação da ferida;
- corpos estranhos na ferida;
- tamanho, localização e tipo da ferida."

sexta-feira, 6 de março de 2009

Coca Cola faz mal ao estômago?












Coca Cola faz mal ao estômago?
Não faz mal ao estômago normal, mas em excesso pode contribuir para o desenvolvimento de osteoporese (devido à cafeína, assim como o café). Para pessoas que já possuem doenças do estômago, a Coca Cola é extremamente agressiva e deve ser evitada.
A crença de que Coca Cola causa gastrite e úlcera deve-se a sua acidez acentuada, com o pH em torno de 2,8. Porém esse nível de pH é perfeitamente tolerado pelo estômago que em situações normais possue um pH de 1 a 3, ou seja, mais ácido do que a própria Coca Cola. São diversos os mecanismos de proteção do estômago contra o suco gástrico que ele mesmo produz, são eles: as células do estômago são impermeáveis ao HCL (ácido secretado para dentro do estômago); uma camada de muco alcalino proteje a parede do estômago (muco alcalino que contem HCO3- neutraliza o ácido); junções oclusivas entre as células não permitem a passagem do ácido (junções oclusivas são junções que as células fazem umas com as outras e que ficam bem grudadas, não permitindo a passagem de substâncias por entre elas); rápida taxa de divisão celular, repondo rapidamente as células mortas, prostaglandinas e fosfolipídeos neutralizam o ácido na superfície das células. A Coca Cola não vai tornar o conteúdo do estômago mais ácido, o que contradiz teorias de agressão do estômago pela Coca Cola por causa da acidez.
Pessoas que possuem gastrite ou úceras não devem tomar refrigerante nem sucos ácidos de acordo com a restrição médica, pois os mecanismos de defesa do estômago delas estão deficientes.
Por fim, a Coca Cola não destrói esses mecanismos de defesa do estômago, queria ela ser mais forte que a natureza humana...