quinta-feira, 16 de julho de 2009

A vitamina C ajuda a curar a gripe?




Sim! A vitamina C pode sim ajudar a curar a gripe. Apesar de quase todo mundo ter esse conhecimento, normalmente não sabemos exatamente como a vitamina C pode ajudar. Alguns outros falam de imediato "A vitamina vai matar o vírus por acaso?". Nossa vovó está certa quando fala "menino, vá chupar uma laranja ou umas acerolas aí do quintal pra você ficar logo bom!"
Não é que a vitamina C vá matar os vírus da gripe. Na verdade as vitaminas, principalmente a C, assim como outras substâncias como ferro e zinco, são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Outra informação curiosa é que a infecção viral leva a um consumo acentuado de vitaminas, por isso é importante um consumo de alimentos ricos em vitamina C. Uma boa hidratação, beber bastante líquido quando se está com uma virose também é muito importante.

3 comentários:

  1. Eis um mito que deve ter sido inventado pela indústria farmacêutica. Recente estudo australiano realizado
    com 11 mil pessoas testou a suposta veracidade da afi rmação. Metade tomou vitamina C e metade, placebo. Ao final, não houve diferença na incidência de gripe entre os grupos.

    ResponderExcluir
  2. Esse estudo foi realizado com míseros 200 mg de vitamina C.
    "Em 1970, o químico Linus Pauling, que recebeu o prêmio Nobel, encorajou as pessoas a tomarem mil miligramas de vitamina C diariamente para afastar a possibilidade de resfriados."
    Uma observação interessante é que ele próprio chegou a usar até 10 gramas da vitamina diariamente.

    ResponderExcluir
  3. Sugiro a leitura desse texto em meu blog. Certeza que você irá mudar sua opinião.

    http://farmacotrofia.blogspot.com.br/2014/09/vitamina-c-nao-serve-para-gripes-e.html

    ResponderExcluir