sexta-feira, 6 de março de 2009

Coca Cola faz mal ao estômago?












Coca Cola faz mal ao estômago?
Não faz mal ao estômago normal, mas em excesso pode contribuir para o desenvolvimento de osteoporese (devido à cafeína, assim como o café). Para pessoas que já possuem doenças do estômago, a Coca Cola é extremamente agressiva e deve ser evitada.
A crença de que Coca Cola causa gastrite e úlcera deve-se a sua acidez acentuada, com o pH em torno de 2,8. Porém esse nível de pH é perfeitamente tolerado pelo estômago que em situações normais possue um pH de 1 a 3, ou seja, mais ácido do que a própria Coca Cola. São diversos os mecanismos de proteção do estômago contra o suco gástrico que ele mesmo produz, são eles: as células do estômago são impermeáveis ao HCL (ácido secretado para dentro do estômago); uma camada de muco alcalino proteje a parede do estômago (muco alcalino que contem HCO3- neutraliza o ácido); junções oclusivas entre as células não permitem a passagem do ácido (junções oclusivas são junções que as células fazem umas com as outras e que ficam bem grudadas, não permitindo a passagem de substâncias por entre elas); rápida taxa de divisão celular, repondo rapidamente as células mortas, prostaglandinas e fosfolipídeos neutralizam o ácido na superfície das células. A Coca Cola não vai tornar o conteúdo do estômago mais ácido, o que contradiz teorias de agressão do estômago pela Coca Cola por causa da acidez.
Pessoas que possuem gastrite ou úceras não devem tomar refrigerante nem sucos ácidos de acordo com a restrição médica, pois os mecanismos de defesa do estômago delas estão deficientes.
Por fim, a Coca Cola não destrói esses mecanismos de defesa do estômago, queria ela ser mais forte que a natureza humana...

49 comentários:

  1. coca cola em exesso faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomar coca com regularidade faz bem em exesso faz mal

      Excluir
    2. Qualquer alimento ácido faz das suas células mais ácidas, celulas ácidas perdem oxigênio e por isso tendem a ser celulas cancerigênas. Por que você acha que os EUA tem o maior indice de câncer? Tomar coca com regularidade é o mesmo que fumar todos os dias e achar que faz bem.

      Excluir
    3. EUA não tem o maior índice de câncer. E mesmo que isso fosse verdade há centenas de variáveis envolvidas. Por sua lógica, talvez as dietas orgânicas ou a prática de esportes causem câncer (EUA lidera em ambas as listas).

      Há mais pesquisas linkando cenouras ao câncer do que refrigerantes...

      Excluir
    4. Segundo a logica da pessoa ali, se eu tomar limão em excesso, vou ficar com câncer...
      Sendo que limão é um dos maiores purificadores do organismo...

      Excluir
    5. texto bem claro e conciso.... Vou fazer medicina com especialização em endòcrino e um curso relâmpago de química alimentar....Quem sabe em 2040 eu possa debater com os especialistas acima. até porque gostariam se uma pequenas informação: Qual o tempo de consumo tolerado pelo organismo diante de um elemento comprovadamente tão ácido? Diante de um exame de rotina onde comprove danos as parede do estômago é indiferente ao médico a informação de que o cidadão consome coça colá todos dias? pôr conta das centenas de ácidos e substâncias produzidas pelo estômago para auto protegê-lo? dizer que o meio estomacal é naturalmente ácido é justificativa para inferir uma outra substância tão acida quanto??
      perdoem-me pela minha ignorância.

      Excluir
    6. texto bem claro e conciso.... Vou fazer medicina com especialização em endòcrino e um curso relâmpago de química alimentar....Quem sabe em 2040 eu possa debater com os especialistas acima. até porque gostariam se uma pequenas informação: Qual o tempo de consumo tolerado pelo organismo diante de um elemento comprovadamente tão ácido? Diante de um exame de rotina onde comprove danos as parede do estômago é indiferente ao médico a informação de que o cidadão consome coça colá todos dias? pôr conta das centenas de ácidos e substâncias produzidas pelo estômago para auto protegê-lo? dizer que o meio estomacal é naturalmente ácido é justificativa para inferir uma outra substância tão acida quanto??
      perdoem-me pela minha ignorância.

      Excluir
  2. gledson_dantas@hotmail.com19 de dezembro de 2011 às 04:25

    Ok... Ótima resposta: Eu tenho uma tal de HPilory no estômago e não gosto e nem pretendo tomar coca... Valewwwwwwwwww pela orientação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trate essa merda , pq está relacionado ao câncer de estômago. Muito agressivo.

      Excluir
  3. É BOM PRA TOMA COM PITU.

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro coca mas tomo de vez em quando

    ResponderExcluir
  5. Minha nossa senhora do são crispin de abadia ave maria chesssssssssusss quanta loucura!
    Gente, ouçam um médico, especializado no assunto pelo amor de deus!
    https://www.youtube.com/watch?v=ABUp50CbDII

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BUUUUUUAAAAAAAAHUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUAHAUHAUAHAUAHAUA!

      Lair Ribeiro é médico especializado ONDE? Ele é um dos maiores CHARLATÕES que existem!

      Excluir
  6. gosto de toma coca cola quando estou fudendo um cu. e fumando cocaina quando estou gozando na cara da puta...like coca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....é cheirando seu barro

      Excluir
  7. cocacola e tudo de bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  8. coca cola com bala mentos causa mesmo a quela explosão?

    ResponderExcluir
  9. Aff...eu não sei qual é o mais burro, se é o cara que diz fumando cocaína ou outro que diz barro no lugar de burro...kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Eu tomo Coca-cola e nem se provarem que ela tem arsênico na fórmula eu paro...
    Poxa, todo mundo tem o direito de ter algum vício!

    ResponderExcluir
  11. eu gosto de ter uma vida saudavel, e n bebo coca cola por conter muito acucar, prefiro um suco natural, e uma delicia e posso controlar a quantidade do acucar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maior babaquice, o mesmo tanto que tem de açúcar num copo de coca cola tem em um copo de suco, balela, veja nas tabelas nutricionais.

      Excluir
  12. Muito interessante. E é muito interessante também, ter a tabela de pH.
    (0,1,2,3,4,5,6,) [7] (8,9,10,11,12,13,14)
    (Ácido) (Neutro) (Base)

    Espero que está tabela ajude muitas pessoas a tirar as duvidas. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 0,1,2,3,4,5,6 são Ácidos;
      7 é neutro;
      8,9,10,11,12,13,14 são Base, isto é, são hidróxidos.

      Excluir
  13. a coca não obriga ninguém ebe quem quer tanta coisa dizewm que são cancerigenas eu não abro mão de uma coca.

    ResponderExcluir
  14. Que história é essa de que cafeína causa osteoporose? PQP, vão estudar. Não se recomenda ingerir bebidas que tem cafeína porque a cafeína atrapalha a absorção de cálcio pelo organismo, mas ela NÃO CAUSA a osteoporose, ela apenas DIFICULTA o cálcio de ser absorvido. Mas isso se você beber algo com cafeína APÓS ingerir algum alimento com cálcio. Quando você não estiver ingerindo cálcio você pode beber café, por exemplo, a vontade. Vale lembrar, o cálcio não vai só pros ossos, ele também fica na corrente sanguínea. Se você tiver excesso de cálcio na corrente sanguínea você corre o risco de ter um AVC. Não recomendo beber Coca-Cola porque ela não agrega nada no organismo, e ainda causa hipoplasia dentária. Mas um cafezinho eu recomendo. O café além de baixar a glicose, tem proteínas antioxidantes e evita ter excesso de cálcio no sangue. O café só não é recomendado pra quem JÁ TEM osteoporose. Mas não bebam café demais, hein? Excesso de café pode causar pedras nos rins e afetar a visão. 4 xícaras por dia é o limite.

    ResponderExcluir
  15. e verdade que coca cola pode aumenta a chance de cancer no utero?

    ResponderExcluir
  16. 4 xícaras? Forte ou fraco? Expresso ou filtrado? Para sedentários de 45kg ou atletas de força de 120? Pessoas são diferentes e xícaras é uma medida ineficaz...

    ResponderExcluir
  17. Kkkkkkkkk mds������������������������������������������������������������

    ResponderExcluir
  18. Tudo em excesso faz mal, a coca
    cola não deve ser ingerida todos os dias, pois contem muita química, uma vez ou outra não tem problema nenhum.

    ResponderExcluir
  19. ESSE É O MAL DO NOSSO SÉCULO! A OUTORGA DO PODER DE PUBLICAÇÃO A TODO INDIVÍDUO QUE TEM CONDIÇÃO DE ACESSAR A INTERNET, APOIADOS POR UM BLOGUEIRO MALUCO. ESPECIALISTAS PASSAM A VIDA ESTUDANDO E PESQUISANDO PARA PUBLICAR MEIA DÚZIA DE PÁGINAS SOBRE UM ASSUNTO E ANOS DEPOIS ALGUMAS PARTES DA PUBLICAÇÃO SÃO CORRIGIDAS POR NOVOS ESTUDOS E VOCÊS ACHAM QUE PODEM FALAR SOBRE QUALQUER ASSUNTO COMO VERDADEIROS ESTUDIOSOS. COLOQUEM-SE EM SEUS LUGARES. VÃO LER E PAREM DE ESCREVER SOBRE O QUE NÃO TEM GABARITO PARA FAZÊ-LO.

    ResponderExcluir
  20. Esse anonimo retardado é pago pela coca cola para escrever essa propaganda com falsas ideias cientificas e confundir a pessoas.
    coca cola é uma merda
    pessima a saude
    lixo
    kkkkkkkkkk
    como pode tanto retardo mental
    'Consumir coca cola com regularidade faz bem em excesso faz mal'
    Que lixo que idiota
    kkkkkkkk
    fala serio

    ResponderExcluir
  21. puta que pariu morrendo de ri com os comentários, fumando cocaína, câncer no cu. msm kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Ph da coca cola em torno de 1,7 (ácido)... sim, muito prejudicial ao estômago e aos dentes principalmente.

    ResponderExcluir
  23. Ph da coca cola em torno de 1,7 (ácido)... sim, muito prejudicial ao estômago e aos dentes principalmente.

    ResponderExcluir
  24. Quem escreveu esse post não entende nada de nutrição. Levando em consideração apenas a questão pH, diferente do limão, que no organismo se torna um alimento altamente alcalinizante, o veneno chamado coca cola no organismo é extremamente acidificante, contribuindo para a formacao de celulas cancerígenas, que precisam basicamente de um ambiente acido e anaeróbico para desenvolverem-se.

    ResponderExcluir
  25. Não tomo coca...se ela faz bem não sei...mas não me faz falta...ruim demais...

    ResponderExcluir
  26. TITIAN STAY LLC - TIA CAYTON SINGLE T - Titanium
    TITIAN babyliss pro nano titanium hair dryer STAY LLC › › TITIAN STAY LLC › TITIAN STAY LLC › TITIAN STAY LLC TITIAN STAY LLC LLC TITIAN STAY LLC LLC TITIAN ion titanium on brassy hair STAY LLC LLC TITIAN STAY LLC LLC TITIAN titanium i phone case STAY LLC sugarboo extra long digital titanium styler LLC TITIAN STAY LLC LLC TITIAN titanium guitar chords STAY LLC

    ResponderExcluir