terça-feira, 10 de março de 2009

Alimentos remosos atrapalham na cicatrização?
















Não. Não existe nenhuma referência científica que comprove que camarão, peru, carne de porco, entre outros, atrapalhe na cicatrização ou piore inflamações. Não faz absolutamente sentido algum essa teoria.


O que não deve-se deixar de comer após cirurgias ou outras condições em que precisa-se de uma cicatrização são alimentos ricos em vitamina C. A vitamina C é importante, pois faz parte de um dos processos de formação do colágeno que vai formar a cicatriz. Então recomendo que você coma um camarão frito e uma carninha de peru com suco de laranja ou acerola!

"Em um livro muito conhecido na graduação de medicina, Patologia - Bases Patológicas das Doenças de Robbins e Cotran, no capítulo que fala de cicatrização ele lista e comenta fatores que influenciam na cicatrzação, são eles:
- deficiência de proteína e vitamina C na nutrição;
- condições metabólicas como a qual ocorre na diabetes melito;
- má condição circulatória;
- hormônios como corticóides;
- infecção ativa no local da ferida;
- fatores mecânicos como movimentação da ferida;
- corpos estranhos na ferida;
- tamanho, localização e tipo da ferida."

325 comentários:

  1. ta comprovado na prática que faz mal para a cicatrização sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estava com conjuntivite e comi pupunha ,minha conjuntivite demorou uma semana a mais do que a do meu irmão.

      Excluir
    2. Na prática faz muito mal sim, eu ja comi camarão após fazer cirurgia e tive q voltar ao hospital de tanta dor.

      Excluir
    3. Respondendo a:
      1: ta comprovado na prática que faz mal para a cicatrização sim minha resposta: eu sempre comigo coisa "remosa" com ou sem féria e minha sicatrização foi a mesma!

      2: fais sim mal, respo: prova?

      3: estava com conjuntivite e comi pupunha ,minha conjuntivite demorou uma semana a mais do que a do meu irmão.resposta: Desculpe meu amigo mais você nessa sua comparação foi totalmente burro, seu corpo e totalmente diferente da do seu irmão, minha irmã não pode comer várias coisas porque ela tem alergia e eu não tenho nada do que ela tem!

      4: Na prática faz muito mal sim, eu ja comi camarão após fazer cirurgia e tive q voltar ao hospital de tanta dor.RESPOSTA: eu já comi tbm camarão na cirurgia porco peixe e tudo mais e nada disso me fez piorar isso pode ter sido alguma coisa que você fez ou deixo de fazer que agravo a sua situação!

      Excluir
    4. faz mal nada...sou baiano, já fiz uma cirurgia no punho, e comi logo em seguida um abará( que é feito com camarão),com todos os codimentos inclusive camarão e nada aconteceu.e assim foi durante todo o periodo de recuperação.

      Excluir
    5. olha com toda certeza faz mal, a recomendaçao de se utilisar vitamina c junto com os alimentos remoso aumenta ainda mais minha certeza pois quando comemos por exemplo uma carne gordurosa se pingarmos algumas gotas de limão a digestão fica melhor e os efeitos não ficam tão pesados!!!

      Excluir
    6. Ola, sou medico e posso dizer a voces que todo alimento ingerido em excesso faz mal pricipalmente pos cirurgia, o que acontece eh que comidas chamadas remosas nao existe mas as pessoas associam aquelas que tem alto valor proteico e de alto colesterol, o camarao tem os dois como tem alto colesterol pode prejudicar a cicatrizacao sim, mas nao eh que voce nao pode comer, nao faz mal comer pouco, porem para aquelas pessoas que possuem algum tipo de alergia isso pode influenciar na inflamacao do ferimento, como foi dito a proteina ajuda na construcao do tecido que favorece a cicatrizacao entao o camarao pode ajudar sim o que vai atrapalhar eh comer em excesso por causa do alto colesterou..

      Excluir
    7. Doutor, o senhor escreveu colesterol com U???
      Não tinha português na sua grade curricular?

      Excluir
    8. Ninguém perdoa...acontece com qualquer um digitar errado, na pressa...só porque é médico o povo já sai massacrando.
      Eu acredito na ciência e não em mitos populares.
      Estou aqui com uma pequena complicação pós cirúrgica e sempre tive boa cicatrizaçao e me alimento saudavelmente.
      Obrigada doutor pela explicação.

      Excluir
    9. Eu fiz uma cirurgia. Tirei as amidolas, adenoide e desvio sépto. Ontem eu comi linguiça de porco. Hoje acordei com o travesseiro cheio de sangue e minha garganta ta doendo em dobro e ta muito inchada. O que devo fazer?

      Excluir
    10. faz mal sim por que uma colega minha colocou piercing e o cara falou para ela não comer alimentos remosos com carne de porco, ovo, chocolate, peixe e ela esqueceu disso e acabou comendo carne de porco e no mesmo dia começou a ficar vermelho e doer mais do que estava doendo e antes não estava desse jeito.

      Excluir
    11. Faz uma tatto e come carne de Porco pra tu ver a pereba q vira a sua tatto.

      Excluir
    12. Ola pessoal.me ajudem ae porque eu estou muito preoculpado pois estou com vinte e tres pontos no femu e nao resisti a um mocotó de boi.Na verdade até exagerei um pouquinho na gula e como um bom Brasileiro pratiquei primeiro e depois pesquisei para saber se faz mal à cicatrizaçao.Peço encarecidamente que me ajudem a esclarecer a duvida.Meu email an.drerocha@bol.com.br

      Excluir
    13. Eu acho que mocotó não faz mal não ,agora peixe e carne de porco sim

      Excluir
  2. Respostas
    1. gostaria de saber se comer camarão faz mal a infecção urinaria.

      Excluir
  3. Como eu disse no texto, não existem referências que comprovem que esses alimentos façam mal para a cicatrização. As minhas cicatrizações ocorrem normalmente quando como camarão ou porco.

    Em um livro muito conhecido na graduação de medicina, Patologia - Bases Patológicas das Doenças de Robbins e Cotran, no capítulo que fala de cicatrização ele lista e comenta fatores que influenciam na cicatrzação, são eles:
    - deficiência de proteína e vitamina C na nutrição;
    - condições metabólicas como a qual ocorre na diabetes melito;
    - má condição circulatória;
    - hormônios como corticóides;
    - infecção ativa no local da ferida;
    - fatores mecânicos como movimentação da ferida;
    - corpos estranhos na ferida;
    - tamanho, localização e tipo da ferida.

    Posições discordantes com a minha serão bem vindas, porém é necessário um embasamento literário para que sejam válidas.

    Amigos, eu não deixo de comer aquele camarão frito, ou um belo pernil ou a costelinha de porco do churrasco, ou o peru de natal por conta de uma cicatrização.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc. Tem 10 dias que operei os cornetos e comi, durante todos esses dias camarão, porco e lagosta... mais "remoso" impossível... e nada aconteceu... voltei no médico hoje e ele pediu pra evitar.. outros médicos amigos falaram que não tem nada a ver.. resumindo... os médicos não sabem de nada e eu continuo comendo tudo isso!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os meidcos só entendem da area deles que eles estudam , quem diz o que pode comer eo que não pode são os nutricionistas

      Excluir
    2. Comigo não fez mal .fiz uma cesaria vai fazer dois meses e já comi linguiça de porco,bacon,camarão entre outras coisas e não me aconteceu nada.acho que isso varia de pessoa pra pessoa ninguém tem o organismo igual ao outro

      Excluir
  5. É Alexandre, somos 2 que não discriminam as comidas em hora alguma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rum! puis um piercing na lingua hj, e estou preste a encarar um ovo frito! hummm dlç!

      Excluir
  6. ufa, cara eu também acho a mesma coisa ¬¬, só que existem muitos "médicos" na sua vizinhança e família que falam, isso faz mal ! ¬¬ , Obrigado à vocês por terem feito este tópico, fiquei aliviado :D

    ResponderExcluir
  7. Ta comprovado que faz mal?? Baseado em que amigo?? Fiquei curiosa. Pois acho que não interfere em NADA! Como as outras pessoas disseram que comeram e não tiveram absolutamente nada! Perguntei a uma professora de nutrição e ela disse a mesma coisa, que não interfere não, é uma questão de cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem tem mania de dizer , bobagem são as pessoas que comem mal e não tem uma dieta equilibrada não entendem nem de nutrição e o valor dos alimentos´o que faz mal são alimentos rico em açuca, gorduras refrigerante , e alimentos industrializados ok

      Excluir
    2. A minha experiência me faz evitar os reimosos. Quem quizer fazer o teste por sua conta e risco, coma uma posta de Camurupim com algum tipo de inflamção e veja o resultado.

      Excluir
  8. Educação,por favor...Infelizmente as pessoas se julgam capazes de tecer comentários sobre tudo e geralmente "baseados"em "achismos",crendices,religiões...O problema é a falta de cultura e de visão crítica de muitos na sociedade.Para uma boa cictrização,necessitamos de uma boa nutrição,com aminoácidos(provenientes das proteínas- leite e derivados,carne de boi,porco,cabrito;frango, etc),glicose,gordura,vitaminas(p.ex:A,C),zinco etc...A digestão é o processo através do qual nosso organismo "quebra"estruturas complexas em outras mais simples,capazes de serem absorvidas e utilizadas pelas nossas células,isto é, um bife(proteína)vira aminoácido e este em nossas células será matéria-prima para sintetizarmos nossas proteínas;pouco importa se a origem é de cabra,porco,vaca,boi ou cachorro...ok.
    Agora,cada um acredita no que quer...

    ResponderExcluir
  9. "ou CACHORRO"?!? diacho... kkkkkkk... nunca hávia presenciando uma discussão com vistas a desfazer esse "mito", gostaria de saber mais ou de naiores comprovações, mas comer cachorro?!? isso sim seria uma quebra de paradigmas em nossa cultura tupiniquim. rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. heuheuhuehe

    Carne de cachorro não vale! Esse blog não é chinês!

    ResponderExcluir
  11. "Mais comer cachorro" hahahha mto bom Jau.
    Mas é como eu disse, uma questão de cultura e como Paulo Alexandre também disse, sobre ser cuma crença, varia mto de acordo com os estados e suas crendices. Sou da bahia e aqui (como em outros estados) tem mto disso. Vamos comer porco, camarão, mas vamos da um desconto ao cachorro! Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Entre gripes suínas e feridas em cicatrização, jamais desperdiçaria um bom pernil de porco...
    kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Quando botei meu piercing tb me falaram q eu não poderia comer alimentos remosos, mas continuei comendo e não tive nada, nem demorou mais pra cicatrizar. Não ia deixar de comer por causa de um piercing! hahahaha

    ResponderExcluir
  14. Comigo aconteceu a mesma coisa Carol. Coloque um piercing há 20 dias e, eles me disseram que não era para comer nda remoso. Comi tudo e esta ótima,não inflamou nadinha.

    ResponderExcluir
  15. Concordo que não há evidências científicas sobre estes alimentos atrapalharem a cicatrização.
    Quanto a prática...tenho mais de 10 tattoos grandes e já testei a cicatrização comendo e não comendo estes alimentos. Não houve diferença alguma...se fosse via de regra na prática eu não teria cicatrizado bem.

    ResponderExcluir
  16. Aqui tem várias pessoas com exemplos de cicatrizações normais quando comeram os alimentos "remosos". O que atrapalha a cicatrização realmente são as observações feitas no terceiro comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim. agradeçi todo o esclarecimento, otimo posso comer de tudo, mas voce explicar por que as vezes algumas pessoas ficam inflamada quando comem camarao ... e estes tipos de alimento?

      Excluir
    2. por certo não tiveram cuidados necessarios com o ferimento deixando esposto a algum tipo de microorganismos , é necessario que como por exemplo uma tatuagem ela precisa de cuidados para poder ter uma boa cicatrização , lavando e secando corretamente e fazendo uso de alguma pomada e não por alimentos como de tudo e faço minhas tattos sem retriões a alimentos

      Excluir
    3. algumas vezes por a pessoa acreditar tanto em alimentos remosos ou não, quando ingerem, sua cabeça pode interferir na cicatrização, como um placebo, só que ao contrario

      Excluir
  17. Parabéns!!! Discussão de alto nível!
    Também concordo com as afirmações acima. Na minha opinião o que prejudicaria a cicatrização é a deficiência alimentar de nutrientes essenciais para a mesma ou algum estado patológico. Outras informações devem ser mitos culturais, típicos de brasileiros.
    Palavra de nutricionista!

    ResponderExcluir
  18. Sempre ouço falar, mas nunca li nada que prove A+B!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hummmmm ja sei ovo chocolate coco carne de porco hum que mas kkkkk cachorro! ele ainda nao comi pois fiz uma esterequitomia.. e o cachorro do meu marido.. num comi ainda kkk...

      Excluir
  19. se fosse assim nem o pobre porquinho não cicatrisaria sua própria castração, visto a carne do pobrezinho é remosa, rs rs rs.

    ResponderExcluir
  20. Fiz uma cirurgia plática na qual minha cicatriz era muito grande, meu médico disse q eu poderia comer de tudo, porém um outro médico a qual fui antes de realizar o procedimento, médico muito renomado me disse para eu não comer de jeito nenhum até dois meses após a cirurgia nada de frutos do mar tipo camarão, lagosta, polvo, nem nada de porco, ou seja, ficamos sem saber em quem acreditar, na dúvida, não adianta dizer q é besteira, prefiro evitar!

    ResponderExcluir
  21. O que contribui para cicatrização é vitamina C, Zinco e água. A grande maioria dos médicos preferem preservar lendas urbanas como esta da carne de porco atrapalha a cicatrização.

    Alguém já leu o livro do Linus Pauling "Como viver mais e melhor"? Lá ele demonstra que sem vitamina C no corpo não há cicatrização. Alías, Pauling afirma que os médicos são formados para remediar, ao invés de prevenir, pois remediar é mais lucrativo.

    ResponderExcluir
  22. certamente isso é um mito, o chamodo "remoso" seria gorduroso, é o que as pessoas mas antigas e sem conhecimento científico falam. na realidade esses alimentos são menos gordurosos que muitos outros, por ex: a carne de porco sem a banha tem menos gordura do que a de boi. Gordura é importante na alimentação em quantidades indicadas pelos padrões nutricionais.

    ResponderExcluir
  23. Sou nutricionista e realmente não tem nada conprovado! os médicos e enfermeiros que dizem que faz nal não sabem nada de nutrição

    ResponderExcluir
  24. Na verdade ning sabe porra nenhuma, nem esses médicos de merda. é melhor prevenir do que remediar.15 dias minha tatoo ja ta cicatrizada agora posso comer tds essa coisas e ñ morri de ter ficado alguns dias sem comer isso.

    ResponderExcluir
  25. Éh! Ninguém sabe de nada não, quem sabe é tu infeliz... O cara lê o que os profissionais da saúde da área especifica comprovam que não interfere em nada, vê que em diversos livros não existe tal referência, mas continua acreditando que não pode. Vai ver tb acha q o homem não foi a lua, ou que tomar leite e comer manga mata. Cada um viu?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com quase tudo que você disse... mas se você pesquisar um pouco saberá que o homem nunca foi a lua e ainda não está nem mesmo próximo de ir.

      Excluir
  26. Amigos, também acho que não existam comidas remosas, o que pode estar acontecendo é certas pessoas são alérgicas a determinadas comidas e não sabem, daí quando estão com seu sistema de defesa baixo podem ficar doentes, cito como exemplo meu pai que aos quase 80 anos de idade e com diabetes come carne de porco duas vezes por semana.

    ResponderExcluir
  27. Caros amigos... fisiologicamente falando esses alimentos tidos como (remosos)como porco, derivados de porco, crustáceos entre outros sao alimentos ricos em histamina... histamina é uma substancia que participa do processo inflematorio junto com cerotonina e bradicinina que sao subst causadoras da dor, entao um alimento rico em histamina pode acentuar um processo inflamatorio, dificultando sua cicatrização... Certo??? valew...

    ResponderExcluir
  28. MELHOR RESPOSTA!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  29. Falou td esse anonimo.
    Acho q vocês mentem bem mal, claro q alimentos remosos prejudicam. Vc acha que as teorias surgem de onde?
    tem pessoas que querem dar uma de sabichão dando teorias e acabam esquecendo de onde aprendemos as coisas.

    ResponderExcluir
  30. Aqui no site do Instituto Oncológico, vemos de onde foram tiradas as informações que nosso amigo colocou aqui.

    Então pra que encontrar num livro o que achamos na internet né?

    http://bit.ly/anwwj6

    ResponderExcluir
  31. Oi obrigado srs leitores por tds esses comentarios mais agora foi que eu fiquei em dúvida pq cd um tem uma opinião mais valeu a tds vou continuar sem comer essas coisas remosas até +

    ResponderExcluir
  32. Segundo pesquisas em populações tradicionais, as restrições ao consumo de alimentos "reimosos" (do grego reuma ou reima) são tabus alimentares e se deu como forma de preservação dos recursos naturais, uma vez que “a dieta importa para a sustentabilidade ambiental” (Costa-Neto, 2000), ou então tem origem bíblica e foi repassada aos índios pelos portugueses durante a colonização brasileira (Begossi, 2004).
    M.Sc. Edson (Nutricionista)

    ResponderExcluir
  33. A crença na reimosidade de alguns alimentos deve ser respeitada pelo profissional, mas não pode ser dada como verdade. Quem acredita tem todo o direito de não comer e quem não acredita pode comer que eu deixo. ; )
    M. Sc. Edson (Nutricionista)

    ResponderExcluir
  34. coloquei um alargador e to com receio de comer essas coisas mas ja que tão dizendo que ñ faz mal é a ideia

    ResponderExcluir
  35. o seu indiota ou sua
    faz mal sim pode ate rasga a pele a tia de minha colega comeu camarao fico enflamado e rasgo a pele dela
    coloka algu que preste ai ta

    ResponderExcluir
  36. Galera, preciso de respostas contrárias as minhas com um certo nível de instrução para podermos discutir. Me chamar de "indiota", ou dizer que "faz mal sim" prova algo?
    Não irei repetir as coisas que já disse, basta ler o que escrevi acima (no tópico e no segundo comentário).

    Um camarada aí em cima disse que camarão tem muita histamina. Mas será que ele sabe o que é histamina? Histamina é um mediador químico contido em algumas células de defesa da gesnte, principalmente os mastócitos. Eles atuam realizando vasodilatação (aumentando a permeabilidade do vaso sanguíneo) no local da cicatrização para que mais células de defesa, como neutrófilos, macrófagos, etc possam chegar mais facilmente no sítio da ferida, combatendo infecção e auxiliando no processo de cicatrização. A inflamação ordenada é essencial à cicatrização, não são coisas contrárias.

    O processo de cicatrização NORMAL tem 3 FASES: a primeira é a INFLAMATÓRIA, a segunda é a PROLIFERATIVA e a terceira é a de REMODELAGEM. É um pouco extenso para explicar aqui. Quem quiser mais explicações pode perguntar, ou procurar no google, tem bastante coisa sobre isso.

    Abraços

    Fiz uma pequena cirurgia este mês e comi porco, sorvete (tem ovo, alguns dizem que ovo é remoso) e camarão. Nunca tive uma cicatrização melhor!

    ResponderExcluir
  37. Meu DEUS e agora??? entrei no blog pra tirar minhas duvidas e fiquei foi mais zonza... Poxa pessoal vamos colaborar... por favor mandem respostas.. e não dúvidas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gata que tal um beijinho na boca bem gostosinho,dai vc vai parar com esse negócio de tontura, valeu!!!!!

      Excluir
  38. ao amigo que falou do camarão e histamina: pode até conter muito camarão, difícil é a histamina chegar no local do ferimento/incisão cirúrgica. Primeiro pq a histamina é uma amina, e provavelmente deve ser hidrolisada pelas enzimas digestivas e mesmo que seja absorvida nao desencadeará resposta alguma capaz de prejudicar a cicatrização.
    Excelente discussão! Parabéns ao dono do blog pela excelente elucidação. Estou agora mesmo estudando cicatrizacao para minha prova de Técnica Cirúrgica

    ResponderExcluir
  39. blener esta correto!! aprendi isso tudo a pouco tempo na faculdade e esta td certinho. esses leigos de nada sabem. precisam se basear mais em livros, estudos e pesquisas ao invés de crendices.
    nao faz mal comer nda disso msmo passando por processo de cicatrizacao. mas convenhamos que excessos nao fazem bem nem msmo em situacoes normais.

    ResponderExcluir
  40. Faz mal para algumas pessoas, por exemplo comigo, estou passando por um processo inflamatório nas pernas e ao comer carne de porco e castanha do Pará quase tive um troço pois piorou muito. Então isso varia de pessoa para pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua resposta tudo depende do organismo de cada para pessoa e das condições da saude de cada um.

      Excluir
  41. Isso são frescuras... aki no Nordeste tem de ruma essas babaquiçes chamam de comida 'carregado' chega da ódio.. minha mãe fica dizendo naum coma camarão, carne de porco, manga a noite.. tenho muito odio com essas besteiras.. tem um cara q trabalha comigo q quer apostar q isso existe. so porq os povos mais velhos inventaram isso. ISSO NÓM ÉCXISTE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ódio tbm pode prejudicar a cicatrização!

      Excluir
  42. eu fiz uma cirurgia vascular e de trambose, tirei duas safenas, com operei dia 21/12 no dia 24/12 comi pernil assado xeio de gordura rsrsrs e ontem dia 31/12 comi pernil camarão.
    issu ñ tem nada haver. remoso nada é sim gostoso kkkk vou deixar de comer por causa de pessoas antigas q diz q é remoso q nada
    e ainda esou com os pontos e sequinhos
    bjsss a todos e feliz 2011

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver q vc ta fudhisdo pq come essa bagaceira!!!

      Excluir
  43. Amigos,

    Acho que o vale é o seguinte, qualquer coisa a menos, ou a mais, vai prejudicar, o segredo é balancear, se o cara tem duvida, come um franguinho... as vezes a pessoa não faz a devida higiene do local ou tem outros problemas e poe a culpa no porquinho...

    ResponderExcluir
  44. acredito q tenha haver com alimentação msm ñ apenas com remosidade, pq vim parar aki pois coloquei um piercing a 5 dias e anteontem dps de comer sardinha em lata ele inflamou.. mas lendo oq escreveu a galera acima q colocou piercing... comeu coisas remosas e ñ deu nada axo q tem + haver com alimentação ruim msm, imunidade.. coisa assim pq eu to fazendo dieta meio braba.. então deve ter tido + haver com isso.. valew

    ResponderExcluir
  45. Alimentos Pro inflamatorios ou tambem conhecido como alimentos "remosos" sao totalmente controverso, isso depende de varios fatores, como: ambientais, imunologicos, falta de higiene, entre outros. Mas tambem existe o psicologico que pode contribuir. Se uma pessoa acredita fielmente que se comer um camarao ou porco ou qualquer alimento "remoso" vai piorar o processo inflamatorio, isso pode ocorrer, com certeza isso é cultural, por isso temos que fazer uma dieta balanceada, para a melhora do funcionamento do nosso organismo.

    ResponderExcluir
  46. OI EU TBM TENHO DUVISA SOBRE ISTO COISAS REMOSAS

    ResponderExcluir
  47. EU tinha minhas duvidas, mas tirei a conclusão essa semana. Nunca fui alérgico a ovo, camarão nem nada. Essa semana cortei o pé e fui convidado para um rodizio de camarão, pesquisei na internet e achei que era mito esse lance de faz mau. fui para o rodizio e hoje meu pé ta inflamado aqui do tamanho de um trem.

    ResponderExcluir
  48. Blener, concordo plenamente com a sua fala. Sou nutricionista e perco um tempão em minhas consultas para convencer meus pacientes portadores de úlceras eem pé diabético, na maioria desnutridos e que tem medo de comer ovo ( a melhor e mais barata proteína).

    ResponderExcluir
  49. Ai galera como explicar, a inflamaçao de uma cirurgia em quem evitou alimentos remosos, mesmo evitando a cicatriz pode inflamar, mas se vc comeu carne de porco na noite anterior ja tem um bode expiatorio

    ResponderExcluir
  50. Pessoal, o fato de um alimento, considerado, remoso fazer mal, atrapalhar uma cicatrizaçao, ou inflamar o local do corte depende muito de cada organismo. Nossos organismos não são iguais. As reações são adversas para cada pessoa, podendo vir a fazer mal ou não. Um exemplo são os medidamentos, que em algumas pessoas dão efeitos colaterais e em outras fazem apenas o efeito desejado.

    ResponderExcluir
  51. NOSSA! MUITO BOM OS COMENTÁRIOS DEIXADO PELAS PESSOAS QUE ENTENDEM DO ASSUNTO.

    AGORA EU SEI QUE ISSO NÃO PASSA DE UM "MITO"

    ResponderExcluir
  52. Oi, eu tbm coloquei um piercing e estava com medo d comer sardinha... Agora tranquilo, ah dizem tbm que nao pod fazer sexo...

    ResponderExcluir
  53. Depende do local onde se situa o piercing.

    ResponderExcluir
  54. Com tantas contradições eu continuo sem saber o que faço. Fiz uma tatuagem semana passada e gostaria de comer camarão, mas ainda não sei se irá me ofender...

    ResponderExcluir
  55. Fiz uma postectomia ontem e estava em dúvidas se poderia comer ovo. Ótimo texto, irei agora fritar um e comer. Obrigado a quem escreveu e a todos que fizeram comentarios construtivos. Ótimo tirar essa dúvida!

    ResponderExcluir
  56. Eu concordo que não existe comidas remosas, qdo seu organismo não ta legal pode ocorrer no processo de cicatrizacao demore ou o ferimento pode inflamar. Fiz uma cirugia e fui perguntar ao médico que fez a cirugia em mim o que eu poderia comer ? Pq fui para minha sogra me recuperar e lá só queriam que eu comesse frango. Dai o médico perguntou se eu tinha dinheiro? Falei mto não! E ele falou que eu só não podia comer caviar... "Pense em um médico que se garantiu"... Fort/Ceara. Ele falou não existe comida remosa...

    ResponderExcluir
  57. eu como mesmo e nunca me fez mal.depois de sair de alta do hospital depois de uma cirurgia de enxerto de pele eu comi porco e nao me prejudicou em nada.

    ResponderExcluir
  58. Para quem acredita que faz mal:
    NÃO FAÇAM SEXO ATÉ O FINAL DO ANO DE 2012.
    A terra pode abrir e morrer todos nós. rsrs

    ResponderExcluir
  59. Não li todos os comentários, mas para mim,camarão já fez mal...muito mal mesmo. Após uma cirurgia para a retirada de uma pedra na vesícula, comi camarão e em cinco minutos o local da cirurgia começou a "pinicar" - aquelas dores bem fortes, tipo pontadas.Então, desde aquele dia eu fiquei bastante cautelosa. Patricia.
    Outras comidas romosas que eu conheço: peixe de couro e pepino.

    ResponderExcluir
  60. Patrícia, se vc comeu camarão e em cinco minutos o local começou a pinicar, então isso prova que o camarão não teve nada a ver... Se ele tivesse alguma relação, teria demorado muito mais tempo, já que ele teria que ser digerido, sair do estômago, e ser absorvido pelo intestino. Em 5 minutos, isso não seria possível. O camarão estaria praticamente intacto dentro do seu estômago! Viu como não foi culpa dele???

    ResponderExcluir
  61. EXPLICANDO MELHOR SOBRE ALIMENTOS REIMOSOS:
    Determinados alimentos podem conter substâncias que exacerbam os Processos inflamatórios ou podem causar Alergias ou ainda Intolerância alimentar.
    Na minha opinião, não podemos levar ao pé da letra apenas o que está escrito nos Livros, pois muitos fatos vão sendo comprovados cientificamente no decorrer do tempo, por isso que novas edições dos Livros são lançadas a fim de atualizá-los com as novas descobertas e/ou pesquisas científicas.
    Vale ressaltar, que na cultura popular os alimentos reimosos também são chamados de "carregados".

    Regina
    Fortaleza-Ceará

    ResponderExcluir
  62. Olha, no Rio Grande do Sul, ao menos até uns tempos atrás, ninguém NUNCA NEM SEQUER tinha ouvido falar que "não podia comer tal carne e tal coisa" e nem por isso as pessoas deixam de ter piercings saudáveis. Se fosse por isso, então o RS deveria ser a região com maior índice de infecção severa por piercing, e não é, nem de longe. Coloquei meus primeiros 2 em 2001, ainda novinha e estão aqui até hoje, intactos, inclusive o da sobrancelha, que costuma dar bastante rejeição nas pessoas...

    ResponderExcluir
  63. Eu sou coveiro e já enterrei alguns que comeu essas coisas principalmente depois de cirurgia.

    Até agora só postou quem se safou e frequentador de faculdade. Não vi até agora postar nenhum que já enterrei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles vão te responder pessoalmente, quando puxarem seu pé na cama.

      Excluir
    2. Sr. Coveiro? Poderia tentar acessar o blog de algum terreiro, ou pai de santo...

      Excluir
    3. rachei de rir kkkkkk

      Excluir
  64. Existe diferentes tipos de cirurgias da mesma forma de existe diferente tipos de reações do organismo.
    EU passei por um sexta-feita, EXTRAI 2 dentões e o cirurgião dentista me recomendou não ingerir tais alimentos... só que eu fiz uma outra descoberta, estou com a restrição alimentar de AÇÚCAR desde 8/set e a o meu tempo de coagulação tem sido muito bom e ATRIBU a não alimentação do AÇÚCAR.
    O que vc tem a dizer sobre isso (alguém já teve essa experiência)?

    ResponderExcluir
  65. A meu ver, com embasamento nutricional, todos os tipos de carnes, inclusive ovos e o peixe possuem otimas proteinas, responsaveis para reconstruçao muscular e tecidos, o peixe em especial possui uma otima gordura (omega 3) que ajuda a evita inflamaçoes, abaixar o mal colesterol e ajuda a combater doenças osseo degenerativas como artrose.

    Me digam uma coisa, como um alimento responsavel em manutença e reconstruçao de tecidos e musculos pode atrapalhar na cicatrizaçao do mesmo????????

    Nao existe nenhuma comprovaçao cientifica que tais alimentos atrapalham, pelo contrario, se vc evitar, pode acabar tendo uma diminuiçao de proteinas no organismo e desacelerar a velocidade de cicatrizaçao do tecido.

    ResponderExcluir
  66. se vcs comerem comidas remosa iram morrer michel jakcson morreu assim ele se ralou na rua e comeu camarao e logo depois morreu esse cara que falo q nao faz mal quer matar vcs para dominar o mundo e comer toda a carne de porco do mundo

    ResponderExcluir
  67. Que loucura! Quanto baboseira a gente lê na busca de uma informação séria.

    ResponderExcluir
  68. kkkkk ele vai fikar empansinado de comer tanta carne kk tadinhoo dos bois !!!!

    ResponderExcluir
  69. eu comi carne de porco e tava com minha tatuagem recente e cuase morri ate colica mestrual me deu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver você comeu carne de porca menstruada!

      Excluir
  70. Respostas
    1. Então responda o que é remoso, seu... A gente não quer saber o que é ou não é remoso. Queremos saber o que significa a porra da palavra "remoso" ou "reimoso" ou "remosidade"...

      Excluir
    2. Já foi respondido (Anônimo7 de agosto de 2010 17:09)

      Excluir
  71. amigos, o camaraõ e seus derivados faz mal,explicaçoes cientificas naõ mudam nada cada pessoa tem um organismo diferente, ex; eu tenho hemorrodias comi camaraõ o c...,tá inflamado e ardendo como pimenta, no meu é assim e no seu??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá tomar no seu, então!!!

      Excluir
    2. kkkk to bege de tanto rir!!! kkk

      Excluir
    3. eu tbm tenho e so piora quando como pimenta...ae o c... fik daquele geito.

      Excluir
  72. olá amigos, fiz uma pesquisa no tocante a carne do perú e nem reposta foi convicente, por gentileza gostaria de saber se realmente o perú é uma carne remosa eu tenho problemas de artrose e reumatismo e há muitos anos que não como tenho medo, é verdade ou mentira que é prejudicial as inflamações responda-me por favor

    ResponderExcluir
  73. Essa conversa de comida remosa é tão procedente como a cuca, o curupira, o saci e a mula sem cabeça. Criação do folclore brasileiro. Ja pensaram o que aconteceria com o eskimo se ele se machucar? não sararia nunca, pois a unica coisa que ele comem é peixe e foca. Se voce estiver com a glicemia acima de 200 continuamente, caracterizando um quadro de diabetes, sua cicatrização sera mais dificil. Mas quem nao tem diabetes nao corre nenhum risco. Outra coisa que retarda a cicatrizaçao e as pessoas nao sabem, sao problemas bucais, caries, gengivites....essa infecçao bucal joga bacteria na corrrente sanguinea, essas por sua vez expelem toxinas que ao chegarem ao local da ferida exacerbam a resposta inflamatoria. Comida rééééémosa é coisa di nóóóórdestino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua resposta foi legal ate vc em sua ultima frase expressar seu preconceito.
      Isso foi ensinado a mim desde criança não só pelos meus familiares mais velhos mas também pela sociedade, culpa dos que "estudaram" para serem dourores e continuam a dizer que existem alimentos remosos. Não é coisa de uma só região. Aqui no Rio é do mesmo jeito.

      Excluir
  74. Como diria o poeta....
    - É a inguinorança que astravanca o progréssio!!!
    Quanto menor o nível de instrução do sujeito, maior a propensão a acreditar em qualquer bobagem. Já que ele não entende absolutamente nada de fisiologia humana, química, biologia e não consegue desenvolver qualquer tipo de raciocínio lógico a respeito de determinado assunto, escolhe acreditar naquilo que lhe parece mais fantástico. Geralmente acreditam porque ouviram a história da avozinha bondosa, que “sabe” porque já viu isso e aquilo. A coitada da avozinha... com nível de instrução ainda menor do que a netinha, já ouvira essa história da própria avó; esta sim analfabeta de pai, mãe e parteira!
    Método científico? Aristotélico-Cartesiano... Que p*** é essa? Rsrsrsrsrsrssr
    Bem, vamos agora tentar usar apenas o bom senso, normalmente a melhor ferramenta quando as informações não são 100% confiáveis e as opiniões divergem.
    Fatos:
    - Todo organismo vivo já foi classificado conforme critérios aceitos pela comunidade científica.
    - Cada um deles tem exigências nutricionais diferentes. É por esse motivo que a formulação das rações de cães e gatos é diferente.
    Podemos utilizar o silogismo e concluir que se o ser humano é um organismo vivo, tem suas necessidades nutricionais próprias. Não podemos desprezar as variações decorrentes de adaptações genéticas de determinados povos, e de idade, se considerarmos uma mesma população.
    Além das variáveis enumeradas acima, existem variações de organismo para organismo, pois não somos todos idênticos. Há quem se dê muito bem com o camarão, e há aqueles pobres que adoram o paladar, mas sofrem conseqüências terríveis devido a processos alérgicos.
    Quando as necessidades nutricionais de um organismo saudável estão bem atendidas, esse organismo funciona corretamente, quando não, ele começa a funcionar mal, avisa que as coisas não vão bem, e se nada for feito ele para.
    Portanto, podemos com certeza absoluta concluir que se a alimentação estiver dentro do normal para determinada espécie, ela poderá ser praticada sem prejuízo para o funcionamento do organismo.
    Em outras palavras se, por exemplo, houver uma deficiência de vitamina C. Esse indivíduo terá sua cicatrização prejudicada, levando um tempo maior para a completa recuperação do ferimento, e por conseqüência uma maior probabilidade de infecção já que a ferida ficará aberta por mais tempo. Nesse caso as necessidades nutricionais não foram atendidas!
    Por outro lado uma dieta bem balanceada, ou seja, uma dieta que contenha todos os nutrientes necessários à sobrevivência saudável do ser humano sem exagero de nenhum deles; poderá se adotada quer a proteína presente seja de origem vegetal ou animal, podendo esse animal ser porco ou camarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, parabens! Concordo com voce. Eu, por exemplo, já fui submetida a muitas cirurgias e nunca deixei de comer nada por ser remoso, embora, minha mae nao deixasse eu comer! Mas sempre comi escondido dela, baseada na autorizacao do médico e nunca senti nada, minhas cicatrizacoes sempre foram excelentes! Hoje estou com 11 dias que fiz retirada total da tireoide e já comi calabreza e hoje comi camarao. Nao senti nada, minha cirurgia está excelente, com cicatrizaçao melhor, impossível!! Beijinhoss

      Excluir
  75. pessoal em meio a tantas contradições eu xeguei a uma conclusão; independente do q iremos comer seja carne bovina, peixe,camarão, porco,cachorro ou outros, o q é mais importante e é de primordial importancia é q comamamos com camisinha porque aí vc tem certeza q fez a coisa certa. bjao

    ResponderExcluir
  76. nao podemos afirmar nada a respeito desse assunto até porque organismos reagem de formas diferentes e sem falar q nao podemos fundamentar nossos argumentos em livros pré-historicos, hoje temos uma medicina moderna mais esclarecida, seu médico conhece seu corpo d q forma ele reage a determinadas substancias por isso faça sem restrições o q ele te disser!

    ResponderExcluir
  77. independente do q acham ou n cultura ou mistiçismos, cabe a nós apenas dizer se acreditamos ou n se comemos ou n e n julgar aqueles q acreditam ou deixem de acreditar, falando mal de sua região, minórizando assim as crendiçes de determinada região, é isso q está em tese? afinal cultura brasileira n poe carater em seres humanos pra serem descriminados por acharem q se comer faz mal ou se n faz mal, tem gente q dis q até o sexo atrapalha, isso vai de pensamento pessoal, cultural, ou regional. n ignorançia ou falta de conheçimento

    ResponderExcluir
  78. De acordo com o dicionário Aurélio, significa aquilo que tem reuma. Prejudica o sangue e causa prurido. Então, todo alimento que provoca inflamações é considerado remoso.

    Mas que alimentos seriam esses, você deve estar se perguntando. São aqueles mais propensos a provocar alergias e por isto podem desenvolver ou piorar inflamações: ovos, chocolate, peixe de pele, frutos do mar, porco e outros. Mas isso, somente, para quem apresenta alergia.

    É muito comum nas cidades do interior do Brasil, os mais velhos não permitirem que mulheres em resguardo e pessoas doentes comam alimentos remosos. Variando de acordo com a região, se diz que alimentos remosos são os godurosos e os de procedência duvidosa ou qualidade inferior.

    Por exemplo: camarão cinza é remoso, o vermelho bem menos.

    Não encontrei nenhum estudo científico que comprovasse a teoria do alimento remoso, mas costumo respeitar a sabedoria popular. E não há dúvidas que alimentos de baixa qualidade e gordurosos prejudicam o sangue, e se prejudicam o sangue, vão prejudicar o processo de cicatrização.

    Dito isso, não convém comer alimentos gordurosos ou de procedência duvidosa quando se está com o organismo sensível ou mesmo debilitado. Em períodos de fragilidade o cuidado com a alimentação deve ser dobrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora, foi o melhor pedaço de resposta que li:
      "Alimentos remosos são aqueles mais propensos a provocar alergias e, por isto, podem desenvolver ou piorar inflamações."

      Excluir
  79. o q eu acho é q se vc acredita em "alimentos reimosos" prefere não comê-los qnd está cicatrizando não os coma. E se vc não acredita, como à vontade. A opção é sua! Da primeira vez q fiz tatoo eu acabei comendo e não deu em nada, dessa vez vou tentar não comer e ver se vai ter algo de diferente... simples assim.

    ResponderExcluir
  80. Eu acredito que ocorra uma variação de pessoa. Conheço pessoas que não podem provar um camarão que aparece acne e inflamações cutâneas e outras em quem não faz o menor efeito (os sortudos). Varia de organismo para organismo.

    ResponderExcluir
  81. O mal das pessoas é que elas interpretam o que ler e os fatos do modo que melhor lhes convêm... O fato de uma pessoa dizer que um objeto não é branco não significa que ele seja preto!! O fato de todos os livro não relatarem que os "alimentos reimosos" não atrapalham a cicatrização não significa que eles não atrapalham! Indique-me um livro que relate claramente: os alimentos conhecidos como reimosos não atrapalham na cicatrização! Também não quero dizer que a crença, baseada em poucos casos que não constituem amostras, está certa. A resposta para esta questão pode ser muito simples ou muito complexa... Talvez a questão esteja na interpretação de "alimentos reimosos"(o que seriam os alimentos gordurosos, apelidados assim pelos nossos antecessores >> que influenciam na circulação e, portanto, na cicatrização)... Também, talvez existam cores que a "ciência" ainda não foi capaz de descobrir > O mundo é mais colorido do que o "preto e branco"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou talvez alguns livros não digam que alimentos reimosos não fazem mal, simplesmente porque quem os escreveu não considere a palavra "reimoso" existente. Ora, eu não falaria que NÃO existe burucaíma, porque, simplesmente, para mim, burucaíma NÃO existe.

      Excluir
  82. OLA CHEGUEI A ESTA DISCUÇÃO APOS PERGUNTAR PARA MEU MEDICO PQ NÃO COMER CARNE DE PORCO E COM UM OLHAR PREPOTENTE ELE RESPONDEU - É GORDUROSO E PRONTO - NÃO GOSTO DE FAZER ALGO APENAS PQ UMA PESSOA ACREDITA QUE NÃO SEJA BOM, MINHA ESPOSA É VETERINARIA E TAMBEM NÃO SABE RESPONDER ESSA PERGUNTA MAS ACREDITA QUE NÃO FAÇA BEM POIS ASSIM APRENDEU NA UNIVERSIDADE. BEM HOJE ALMOCEI PERNIL ONTEM TAMBEM E MINHA CICATRIZAÇÃO ESTA INTEIRA !!!!

    ResponderExcluir
  83. queria saber se faz mal fazer sexo quando esta com uma tatuagem em cicatrização....alguem podde me tirar essa duvida por favor...

    ResponderExcluir
  84. Em um processo inflamatório a região atingida fica avermelhada e quente. Isso ocorre devido a um aumento do fluxo de sangue e demais líquidos corporais migrados para o local. Na área inflamada também ocorre o acúmulo de células provenientes do sistema imunológico (leucócitos, macrófagos e linfócitos), com dor localizada mediada por certas substâncias químicas produzidas pelo organismo


    ---------------------

    Comidas Gordurosas (Remosas)Durante A Digestão Da Gordura Parte Dela, É Enviada Ao Sangue, Portanto Fica Muito Mais Dificil O Seus Anticorpos Lutarem Para Curarem Uma Infecção Num Local "Sujo" Do Que SeO Seu Sangue Estivesse Completamente Limpo.

    Eu Acredito Que Os Alimentos Remosos Não Causam As Infecções, Mais Eles Aumento Em uma Quantidade Muito Significativa As Chances De Infeccionar O Ferimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, pra você:
      remoso = gorduroso?
      Discordo, mas vamos tentando descobrir o que seja "alimento remoso".
      Acho que é a "burucaíma" existente em alguns alimentos que os deixam "remosos".

      Excluir
  85. Há 1 ano e 10 meses atrás, tive o meu filho...
    quando eu fiz 15 dias...
    Comí, uma mariscada contendo ( camarão, sururó, polvo e ostras).
    antes de eu comer, o povo ficava judiando, dizendo qe fazia mal, que ia inflamar e etc.
    Fui contra eles e comí.
    Não tive nada !
    Depois de 1 mes, a minha colega, fez uma feijoada com carne de porco e outras carnes que segundos eles é " remosa "
    e queriam me privar de comer.
    E mais uma vez fui do contra e comi.. E mais uma vez ficou provado que não me fez mal..
    Só que contem tive um grande corte na mão.
    e por ironia fiquei com medo de comer bisteca de porco.
    Vim aki tirar certas duvidas e não exitei em comer.
    rsrs
    imagina se eu ia deixar uma bisteca bem fritinha passar...
    kkkkkkkkkkkkk
    tenho sempre em mente " aquilo que nao mata- engorda "

    ResponderExcluir
  86. Visitei esse blog na expectativa de sanar a dúvida que tinha (e continuo tendo) sobre o que é "alimento remoso" (ou reimoso).
    Bom! Depois de ler coisas legais e coisas tolas, a melhor explicação que li foi:

    "Alimentos remosos são aqueles mais propensos a provocar alergias e por isto podem desenvolver ou piorar inflamações".

    Muitas pessoas, ainda que não estejam convalescendo de nada, não podem nunca comer camarão, porque seus organismos reagem (a glote fecha, a pele empola, o intestino desarranja, o toba arde, etc.).

    Acho que, por isso, os antigos classificaram camarão como um "alimento remoso".

    Já pensou como ficaria o friosco de um alérgico a camarão depois de uma cirurgia de hemorróidas, comendo camarão?!?

    Nem quero pensar!!!

    ResponderExcluir
  87. Em outubro de 2010 fiz uma cesaria e me disseram para não comer nem ovo nem peixe, sardinha nem pensar, nem linguiça nem nada que fosse remosso... segui a dieta a risca pois queria me livrrar da dor. passaram- se nove meses e eu ainda sentia muita dor na cesaria alem de dar queloide, tive uma infecção horrorosa nos rins e infecção moderada ginecologica e para piorar meu quadro fiquei gravida novamente. a cirurgia queimava e foi assim durante quase toda a gravidez, depois que o bebe nasceu passei a tomar atinflamatorio e paracetamol para a dor... até que estou me sentindo melhor. Pra mim o que piora na cicatrização é a carencia de nutrientes em que se injere e o dia dia de stresse.

    ResponderExcluir
  88. GOSTARIA DE SABER SE APOS FAZER UMA CESARIANA COM LAQUEADURA POSSO COMER CHOCOLATES E TOMAR REFRIGERANTE ESTOU AMAMENTANDO E EM PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR OBRIGADA

    ResponderExcluir
  89. GOSTARIA DE SABER SE APOS FAZER UMA CESARIANA COM LAQUEADURA POSSO COMER CHOCOLATES E TOMAR REFRIGERANTE ESTOU AMAMENTANDO E EM PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR OBRIGADA

    ResponderExcluir
  90. Tenho uma leve alergia a camarão, então quando como, se tiver com alguma ferida, ela inflama. Já quanto ao porco não tenho nenhum problema.
    Por isso considero que a crendice vem do fato de muitas pessoas terem alergias leves e muitas vezes nem sabem.

    ResponderExcluir
  91. Obrigada pelas informações, também acho que não faz mal.

    ResponderExcluir
  92. creio que depende muito do organismo, pois meu esposo estava sofrendo com muita dor na articulaçao. Foi medicado com anti-inflamatório e teve uma melhora. na semana passada fiz uma feijoada onde todos comeram, inclusive ele. Acordou de madrugada com essa dor. Voltei a farmácia e comprei o tal remédio. Passou a noite bem. Óntem fomos para um almoço onde foi servido outra feijoada. Meu marido passou a noite sem dormir com muita dor, que nem o antiinflamatório resolveu dessa vez. Hoje lembrei que ele começou a piorar depois do almoço de ontem. Por isso digo que depende muito do organismo. Para alguns a carne de porco faz mal, sim para outros, não, como voces, graças a Deus

    ResponderExcluir
  93. Em relação aos comentários anteriores, concordo que para que se afirme qualquer coisa é necessário embasamento,teórico, sendo que na alimentação em relação a feridas interfere sim um alimento gorduroso.Pois depende do organismo da pessoa.algumas pessoas comerão farae não fara mal e outras comerão e poderão ter problemas sérios.
    abs!

    ResponderExcluir
  94. no caso de inflamação da pele e cicatrização o sexo faz mal.

    ResponderExcluir
  95. voce que respondeu que o organismo leva mais de cinco minutos pra absorver o efeito dos alimentos pois coma uma comida com veneno forte pra voce ver se vai levar mais que isso pra virar os olhinhos

    ResponderExcluir
  96. Muito boa a discussão e manifestações. tenho três relatos. Minha esposa sobmeteu-se a cirurgia de emorroida e na recuperação comeu camarão fresco, que segundo o médico não teria problema. E não teve (disse que vai continuar fazendo). Minha cunhada teve encravamento de unha e na recuperção, por conta própria, tomou caldo de peixe de couro. O dedão do pé ficou igual a uma flor de inchado (diz que nunca mais faz isso). Estou convalescendo de cirugia de e estou em dúvida: como ou não comida dita remosa? Percebi que as as respostas aqui, salvo as graciosas, refletem opiniões científicas. Em consulta a vários médicos, inclusive os especialistas, também obtive respostas positivas e negativas, o que continua gerando eternas dúvidas. É muito difícil agente querer ser a cobaia de algumas experiências. Parabéns aos que ousaram e provaram suas teses, que faz ou não faz mal ingerir comidas remosas, relativo a inflamações/infecções. Acredito que a medicina ainda não alucidou esse fato que existe (falta se debruçar para provar e combater/contrapor várias décadas/gerações de cultura, mitos - baseados e relatos e experiências, ouvidas, vistas, vividas)pois para alguns organismos o problema existe para outros, não. Resta a certeza. Que no futuro possamos tê-la.

    ResponderExcluir
  97. Se camarão, peixe, lagosta, marisco fizessem mal para cicatrização, nas comunidades litorâneas ninguém poderia fazer se cortar ou fazer uma tatuagem. #Busted.

    ResponderExcluir
  98. Nossa!!acho que é muito cultural, eu mudei pra suecia e eles nunca ouviram falar disso, estou estudando pra auxiliar de enfermagem, e fizemos uma discusao, ai falei sobre isso e debatemos muito sobre isso, foi bem interessante, mas eu continuo achando que é verdade, que é remoso sim.. meu marido que nao acreditava agora aderiu tambem! hehehe

    ResponderExcluir
  99. boa tarde eu fiz uma tatuagem faz 11 dias escrevi uma frase nas costas, e o tatuador e varios lugares q eu pesquisei disseram pra eu nao comer varia coisas, inclusive, carne de porco, chocolate, fritura, bebida etc.... durante no minimo 15 a 20 dias, bom eu nao aguento mais kkkk pois adoro pizza, lanche e chocolate... Gostaria de saber se posso voltar a comer de tudo, pois a tatuagem continua igual nao mudo nada nem casquinha saiu... eu continuou tomando cuidado na higiene e passando a pomada 2 a 3 vezes ao dia... mas queria saber se posso voltar a comer de tudo!!!

    obrigado

    ResponderExcluir
  100. é um fila da puta quem escreveu isso
    porq isso faz muito mal a saude pra quem escreveu isso e´um, burro,otario se vc quiser morrer ou matar os coma isso

    ResponderExcluir
  101. olaaa
    eu fiz uma biobsia e quero sabe se eu posso come ovo
    ovo é remoso???

    ResponderExcluir
  102. Meu primo fez uma tattoo, e comeu carne de porco, logo em seguida, a tattoo virou uma feridaa enormee, FAZ MAL SIM...

    as vezes uns tem sortee do organismo não reagir contra, MAS NA DÚVIDA MELHOR PREVENIR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Se ele não tivesse comido será que estaria diferente? Será que não ouve infeção provocada pelos intrumentos usados pelo tatuador? Será que ele não se contaminou em algum lugar com alguma bactéria?

      Excluir
  103. Incrivel a prostituição de crenças... Cada um acredita no que lhe convém mas, os que falam de evidências e blablabla são os que mais acreditam e qualquer "teoriazinha", ainda mais quando se trata de "novas" idéias, "moderninhas" que refletem o que todos querem ouvir. Até as evidências podem ser forjadas quando se quer ou quando o pesquisador não tem compromisso com o objeto e métodos de estudo, alguem se importa? Não. Enganam a si mesmo... Antes que façam juízo de algo que não disse, não estou to falando que o texto acima está errado ou certo.

    ResponderExcluir
  104. faz sim umas vez eu fiz uma cirurgia no dente e acabei comendo sopa com linguiça, bacon e frango minha boca inflamou toda tive que fazer tratamento para desinflamar minha boca fiquei com as bochechas maior que a do kiko do chaves rsssssss

    ResponderExcluir
  105. e muito relativo esta em a crendice ou sabedoria popular e a ciencia,estou operado da perna com duas fraturas graves, comi camarao nao tive medo e nao me aconteceu nada

    ResponderExcluir
  106. Faz mal sim, embora os médicos digam que não tem nada a ver; na prática eu já comprovei e muitas outras pessoas que conheço já tiveram a mesma experiência e a ferida se abriu mais ainda.

    ResponderExcluir
  107. Essa questão é muito polêmica, pelo que estou vendo. Então não seria mais sensato ficar alguns dias, enquanto se recupera de algum ferimento ou cirurgia, sem comer os tais bichos problemáticos?

    ResponderExcluir
  108. nossa quanto comentários bem eu resolvi pesquisa esse assunto porque estou com o siso inflamado motivo camarão olha por mais que as pessoas dizem que não faz mal bem pode não fazer mal pra eles por que pra mim faz acho que depende muito do corpo e da resistência da pessoa a certos alimentos sei que eu não posso comer nada o que vcs dizem reimoso pois em mim inflama

    ResponderExcluir
  109. Em relação ao camarão, antogamente ele não era cultivado, e assim ele se alimentava de dejetos, e produziam substancias toxicas, o que poderia causar algum mal estar, hoje em dia a mairoia dos camaroes são criadouros e alimentados com ração, logo não seraim tão prejudiciais. Vejo por um lado bom as pessoas se preocuparem com esses alimentos, pois a porcentagem de alergia com eles é muito grande.
    E alimentos carregados, existem sim! Carregados da feira para casa! ;)

    ResponderExcluir
  110. Acredito que certos alimentos causam arrepios em médicos em função da alta incidência de intolerâncias e alergias. O camarão, por exemplo, é responsável por grande maioria de alergias nos pronto atendimentos espalhados pelo país. Não seria bom para a ferida, lógico, um processo alérgico durante o processo de cicatrização. Também nunca dispensei uma boa porção remosa durante minha recuperação, aliás, dizia minha avó que caranguejo era comida de operado.

    ResponderExcluir
  111. Uma coisa é certa, cabe a cada um de nós sabermos o que vamos ingerir. A ferida é de vocês, então de qualquer forma, a má cicatrização é problema de vocês. Eu optei por não comer, pois não consigo ficar com esta ferida gigante na minha perna aberta. Ficar um tempo sem comer algumas coisas, não vai me matar.

    ResponderExcluir
  112. O curioso é que se formos pesquisar nos sites sobre alimentos que provocam ou favorecem um quadro inflamatório, encontraremos - geralmente em site ligados a área de nutrição - a referência a alimentos pró-inflamatórios, sendo que - pasmem - o pão francês e a manteiga são itens que encabeçam a lista.
    Gino

    ResponderExcluir
  113. muito proveitoso, já decidi, depois de quatro dias pós cirurgia no dente vou comer carne de porco.

    ResponderExcluir
  114. A unica coisa que tenho certeza que é reimosa, é a fome. Esta mata.

    ResponderExcluir
  115. Aff, gente. Eles pedem pra evitar quando tá cicatrizando porque tem ALGUMAS pessoas que são influenciadas por isso, mas outras não. Tanto que como puderam ver, uns disseram que tiveram mudança e outros que não interferiu. Simples assim, depende do seu organismo

    ResponderExcluir
  116. Alimentos que fazem mal a saúde no pós cirurgico são aqueles que o paciente já tem histórico de intolerância antes da cirurgia. Também não é recomendado comer alimentos que a pessoa nunca comeu na vida nesse período. Essa história de 'remoso' é uma forma popularesca de dizer que alimento X faz mal. É claro que comidas com alta caloria e gordura são contra-indicados até mesmo para quem não fez cirurgia. O resto é folclore.

    ResponderExcluir
  117. E eu que fiz uma cirurgia dentária semana passada, comi tudo e mais um pouco !!!! um monte de costelinha de porco, pimenta, manga, ovo, chocolate, etc ( olha eu nem lembro mais o que eu comi) resultado: não senti uma dorzinha sequer, nem uma infccçãozinha...nada... parecia que nem havia feito uma cirurgia. Agora sim me preparei bem antes, comi alho cru e amassado ( antibiótico natural ) e bebi propólis ( antiinflamatório natural ) e muita muita citamina C e muito alimento natural, pouquissímo industrializado, que é para ajudar o meu organismo a se recuperar... simples assím! tudo crendice popular! o que importa é você cuidar bem do seu corpo e mente!

    ResponderExcluir
  118. Remoso e morrer de fome.

    ResponderExcluir
  119. to com pé de atleta e teve um sábado que comi feijoada, no dia seguinte meu pé tava inchado tava horrível!! e antes, uns meses antes eu tinha comido salsicha, sem nem me lembrar que era ruim, e também inchou meu pé! e é por isso que não como mais essas coisas, pois é verdade que faz mal! e olhe que eu sempre comia essas coisas e não tinha problema algum!!! bjos da TACI

    ResponderExcluir
  120. fiz uma pequena cirurgia na costa para retirada de um cisto, foi um pouco profunda levou uns cinco pontos, estou me recuperando!
    minha pergunta é sexo pós cirurgia é remoso.
    fiz depois de três dias..

    ResponderExcluir
  121. coitados, quem mais diz a verdade?
    Deus ou os médicos ?
    com toda certeza o médico dos médicos DEUS!
    Deixou os alimentos naturais frutas e vegetais para que o homem se alimentassem desde o principio da criação. livro de levítico na bíblia, consulte!
    No livro de Isaías 66:17 diz o Senhor que os que comem carne de porco serão abomináveis e consumidos. reflita e consulte a bíblia sagrada!

    ResponderExcluir
  122. uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais é muito importante para a saúde perfeita. Vou deixar uma dica para melhorar a saúde de todos.
    Livro: Sugar Blues.

    ResponderExcluir
  123. Conheço uma pessoa q comeu frutos do mar um dia antes de fzr uma plástica no abdomen e ficou mto inflamado,qnd ela fl ao médico q tinha comido um dia antes ele a repreendeu por ñ ter fld,fez o msm efeito se ela tivesse comido após a cirurgia....

    ResponderExcluir
  124. um dermatologista me falou que nada é remoso o porem é que comer ceto tipo de crustacio ou molusco nas feridas pode ocorrer uma coceira mais mal ele falou que não faz palavra de um dermatologista FEDRO MENESES PORTUGAL EM ARACAJU S/E

    ResponderExcluir
  125. O autor (a) desse blog deve ser um retardado(a) ou então que ver os alheios se lascar.Dizer que certos tipos de alimentos não prejudicam na cicatrização, isso é um absurdo, foi comprovado sim cientificamente, basta vc procurar direito.Cada corpo tem uma imunidade vc pode comer o que quiser com uma ulsera e não acontecer nada,mas 80% das pessoas que comeram tiveram complicações. Procure esta pesquisa e posta o que realmente é necessario. IDIOTA!!

    ResponderExcluir
  126. Cada caso é um caso diferente. Cada organismo também. O que pode fazer mal a uma pessoa, pode não fazer a outra. Existem estudos científicos que demonstram que os alimentos possuem uma coisa chamada Fator Inflamatório(Monica Reinagel) que pode ser positivo (FI positivo) ou negativo (FI Negativo).
    Resumindo: Se seu organismo está debilitado, um determinado alimento pode fazer mal.

    ResponderExcluir
  127. Mano, ontem acabei de fazer uma tattoo, cheguei em casa e logo comi carne suína!

    ResponderExcluir
  128. colegas,só tenho uma coisa a dizer,o melhor conselho é a experiência que vc viveu. E enquanto eu estiver com alguma inflamação garanto a vcs que nem tocarei em uma comida "remosa",pois pra mim sempre fez mal!!! e para aqueles que ainda tem dúvidas sobre isso,o sofrimento pode ser a sua resposta ou vc pode continuar com dúvidas,o que seria bem melhor!!!

    ResponderExcluir
  129. Apenas ressalto que convicções da cultura tradicional não são "bobagens" ou "burrice". Podem ser consideradas benéficas ou maléficas para a sociedade em dado momento, mas sempre tem significado cultural importante. Por vezes correspondem ao que a ciência verifica ou vem a verificar, outras vezes não.
    Outra coisa: entre os praticantes da medicina há o hábito mental de afirmar que algo não é verdade porque não está comprovado. Isso se deve, provavelmente, à inculcação da regra (aliás, imprecisa) segundo a qual não de pode prescrever o que não esteja comprovado por pesquisas.
    Um exemplo de algo que se afirmava não ter efeito terapêutico ou curativo e que depois foi aceito oficialmente pela comunidade médica foi a acupuntura. Durante os anos 60 e 70 seu caráter medicinal era peremptoriamente negado pela comunidade médica por não haver nada que o comprovasse ou permitisse inferir sua eficácia. Durante os anos oitenta começou a esboçar-se uma aceitação médica, até que, nos anos 90, entrou oficialmente para as práticas medicinais.
    Por outro lado, as ciências, e particularmente a medicina, também têm suas crenças. Há pouco tempo os pneumologistas acreditavam, por exemplo, que a prática de exercícios aeróbicos por parte de asmáticos lhes era prejudicial. A partir do momento em que os esportes passaram a ser considerados uma panaceia universal, esse conceito foi revisto, e hoje se acredita que exercícios aeróbicos controlados tendem a melhorar a condição de pacientes asmáticos.

    ResponderExcluir
  130. VOU COMER PRA VER SI FAZ MAL E É HJ, P EU TO COM UMA VONTADE.KKKKK E OUTRA FAZ MAL O SAI DA BOC N O QUE ENTRA.

    ResponderExcluir
  131. Alimentos carregados ( reimoso ) como camarao, porco, peru, peixes de couro, fazem mal sim e atrapalham na cicatrizacao de cirurgias, acidentes e etc. tenho experiencia propria, agora quem quiser comer, coma ue quem vai morrer ou se lascar sao voces nao eu. tenho plena consciencia disto

    ResponderExcluir
  132. Linguiça é remoso? Todo mundo fala q nao , mais pra mim é sim .

    ResponderExcluir
  133. Olá pessoal, acho que varia de organismo p organismo... dizem que se a mulher tiver alguma inflamação, comendo essas coisas vai ser expulsso o líquido. Tinha uma conhecida que morava na França, e ela falava que a carne de lá é a carne de porco, ela comia sempre que se operava inclusive os médicos de lá mandavam ela comer sem medo.... pessoal se carne de porco matasse na França não existia mas ninguém, só que tem corpo que reaje ao alimento. Se vc comer e não tiver nada maravilha, eu como, mas se for caso e cirurgia prefiro não arriscar,bay.

    ResponderExcluir
  134. O legal é que a maioria dos que "acreditam" que esses alimentos fazem mal, são semi-analfabetos, escrever errado também é resultado de se comer carne de porco ou camarão? Hahahaha to fora hein!

    ResponderExcluir
  135. Eu quebrei o cotovelo e na cirurgia colocaram pino. Se ovo faz mal porque me serviram omelete apos a cirurgia no proprio hospital?

    ResponderExcluir
  136. Primeiro aprendam a falar e depois escrevam algum comentário... Onde está a aula de português?

    ResponderExcluir
  137. Procurei ajuda porém fiquei mais confuso ainda, após observar vários coment divergentes, acho q o ideal seria ajuda de um profi qualificado mas, as opiniões são variadas, então, acho que depende do organismo d cada pessoa . ah só pra lembrar sofri uma fratura exposta no dedo pol...passei por cirurgia e 15 dias após comi muuuuuito mocotó, graças a Deus nada me aconteceu, porém, ñ digo para q façam o mesmo ñ sou médico, sou um leigo expressando minha opinião

    ResponderExcluir
  138. É muita irresponsabilidade de sua parte comentar tamanha asneira, contrariando as opiniões médicas que são pautadas na ciência. No livro q vc cita, o autor fala tão somente sobre problemas que influenciam na cicatrização, mas nada q indique o mito sobre alimentos reimosos (ao menos, o q vc pôs). A questão ñ é q vá fazer mal, mas q pode afetar no processo de cicatrização, devido ao fato de ocorrer reações alérgicas a esses tipos de alimentos no momento da cura. Melhor assim, ñ vai fazer falta ao organismo no momento em q tiver de cicatrização, então, é melhor evitar. Com vc ñ houve nada; seu corpo reagiu bem; mas, com outros, pode haver. então melhor ñ desmistificar o fato e evitar q outras pessoas possam sofrer tais danos. Por isso, digo irresponsabilidade. É por um tempo, até q se passe essa fase complicada.
    Recomendo que evitem. Sempre evitei e sempre vou evitar! "Prevenir é melhor q remediar"

    ResponderExcluir
  139. FIZ TATUAGEM TEM UMA SEMANA POSSO COMER CARNE SECA ?

    ResponderExcluir
  140. Comi de tudo depois de fazer tatuagem, só evitei sol. Ela cicatrizou rápido e está linda. Pra mim isso é mito.

    ResponderExcluir
  141. Faz Mau Sim , Gorduras atrapalha o cicatrizamento, Eu Tava Com Uma Gaiola Na perna , Ai Tava De Boa , Ai Comi Linguiça e ficou mais de 3 semanas inflamado , Saindo sangue e secreção ... Não Recomendo Comer , Eu Tambem , Não Acreditava , Mais Depois que vivi isso , Infelizmente Inflama sim' Fuui'

    ResponderExcluir
  142. Por experiencia própria e profissional posso afirmar que nada existe que comprove cientificamente que alimento remoso como carne de porco, peixes, frutos do mar, etc. dificulta a cicatrização de feridas ou cortes profundos, não pode-se afirmar que tenham ligação direta com o retardamento da cicatrização, podendo este ser justificado por uma aversão do organismo, desencadeando uma reação alérgica em um indivíduo que por ventura possua um ferimento, esta reação pode ser explicada por uma resposta imune do corpo a uma substância contida no alimento. Além deste fato, são alimentos carregados de proteínas, cuja digestão é demorada, que pode gerar mal estar no paciente; por este motivo não são indicados para alguém acamado à espera de uma cicatrização com sucesso.
    Remoso ou não, pode depender do seu organismo, da cabeça, e daquilo que a pessoa costuma acreditar

    ResponderExcluir